Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.(1 Timóteo 2:5)

RÁDIO RIOS DE ÁGUA VIVA

26 de setembro de 2016

Coração de pedra, coração de carne (parte 1)


Eu fico pasmado com o número de cristãos, geralmente homens, mas também algumas mulheres, que insistem em defender o argumento de que tudo o que Deus quer do ser humano é o coração. Eles imaginam-se sábios e de uma espiritualidade superior. Pensam que pessoas como nós, que procuram a santidade como um todo, espírito, alma e corpo (1 Ts 5:23), nos enganamos quando obedecemos a Jesus e nos separamos do mundo. Imaginam eles que o importante para Deus é “somente manter o coração puro”.

Será que esses filhos das trevas estão tão iludidos que realmente creem que existe algo de bom no coração humano? Será que não veem que o pecado afetou absolutamente todo o homem e de uma forma muito especial o coração? Imaginam eles que Deus aceita o coração deles enquanto o corpo se deleita no pecado? Aparentemente sim.

Queridos, se tivéssemos como controlar os desejos do coração, à parte do corpo, o Senhor não teria nos dado nenhum preceito que envolvesse o físico. Não matarás, não furtarás, não adulterarás… seriam mandamentos desnecessários pois bastaria nos dizer: “mantenham o coração santo!” Tendo um coração santo, naturalmente nos distanciaríamos de todo o pecado, pois é do coração que procede todo o mal (Mt 15:19).

O Senhor é perfeito na sua criação. Como não temos como controlar diretamente o nosso coração, o direcionamos com as ferramentas ao nosso dispor: a mente e o corpo. O nosso criador sabiamente nos deu uma mente com a capacidade de controlar a nossa boca, os nossos olhos, os nossos ouvidos… e tudo aquilo que constitui o nosso eu (Pv 23:19). Ao utilizar o corpo como um instrumento de controle, privamos o coração de alimentar-se do mal. Assim, pela fé renovamos o nosso coração de pedra, duro, crendo e agindo em cima da promessa que receberíamos do Senhor um coração de carne (Ez 36:26).

Cabe aqui uma explicação do que é o coração do ponto de vista espiritual. O nosso coração é aquilo que realmente somos. Todos os desejos e sentimentos partem dele. O coração de Adão e Eva era puro, sem maldade, sem nenhuma inclinação ou desejo corrompido. Um coração assim é capaz de decidir, por si mesmo, entre o bem e o mal. Já o nosso coração perdeu essa capacidade (Jr 17:9). Toda a nossa índole é para o mal, mesmo quando no nosso entendimento estamos fazendo o bem, no fundo possuímos uma motivação errada (Is 64:6). Por isso precisamos do Espírito Santo para nos direcionar ao rumo certo, contrário ao que o coração deseja (Ez 11:19). Davi era um homem segundo o coração de Deus porque nele estava a unção do Espírito (Sl 51:11).

Amados, sei que esse é um assunto difícil, mas é muito necessário que entendamos para que não creiamos em fábulas criadas pelos amantes desse mundo que procuram nos convencer a abandonar a luta contra a carne. Imploro que não ouçam esses enganadores. Eles “são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina” (2Pd 2:19).  Lembro-lhes que não temos nada que possamos oferecer a Deus a não ser a nossa obediência incondicional; ainda que imperfeita, é a única coisa que Ele pede e a única coisa que aceitará (Lc 6:46). Se o Senhor permitir, no próximo texto explicaremos como transformamos o nosso coração. 

Espero te ver no céu. —Markus DaSilva
http://br.markusdasilva.org/


Nenhum comentário:

Postar um comentário