Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.(1 Timóteo 2:5)

RÁDIO RIOS DE ÁGUA VIVA

30 de dezembro de 2010

A Trindade

O Pai é a causa, a origem e o princípio de todas as coisas visíveis e invisíveis. O Filho é o Verbo, a sabedoria e a imagem do Pai. O Espírito Santo que procede do Pai e do Filho, é a eterna força e poder.
Esta distinção não significa que Deus está dividido em três, pois a Bíblia nos ensina que cada um destes três, o Pai e o Filho e o Espírito Santo, tem sua própria existência, distinta por seus atributos, de tal maneira, porém, que estas três Pessoas são um só Deus. É claro, então, que o Pai não é o Filho e que o Filho não é o Pai, que também, o Espírito Santo não é o Pai ou o Filho.
Portanto, temos um único Deus, mas três Pessoas na divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, distintas conforme atributos próprios de cada Pessoa.
  • Pai – Assim nos diz a Palavra do Senhor : Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador. (Is.43:10-11)
E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (Jo.17:3)
  • Filho – Jesus Cristo, segundo sua natureza divina, é o único Filho de Deus, gerado desde a eternidade. Ele não foi feito, nem criado, pois assim, Ele seria uma criatura. É de igual substância do Pai, co-eterno, o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser.
O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas. (Hb.1:3)
E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. (I Jo.5:20)
Graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, seja convosco na verdade e amor. (II Jo.1:3)

  • Espírito Santo O Espírito Santo procede do Pai e do Filho, desde a eternidade. Ele não foi feito, nem criado, nem gerado; mas procede de ambos. Na ordem, Ele é a terceira pessoa da Trindade, de igual substância, majestade e glória do Pai e do Filho, verdadeiro e eterno Deus, como nos ensinam as Sagradas Escrituras.
Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.(Atos 5:3,4)
As mesmas três pessoas que estavam presentes em Gênesis 1, aparecem juntos várias outras vezes. Marcos 1:9-11 mostra-nos que são três pessoas distintas, mas perfeitamente unidas. Após o batismo de Jesus, ele estava subindo da água quando o Espírito Santo desceu como pomba. Ao mesmo tempo, o Pai falou do céu.
Devemos considerar também, a obra própria que cada uma destas três Pessoas efetua em nós: o Pai é chamado nosso Criados; por seu poder; o Filho é nosso Salvador e Redentor; por seu sangue; o Espírito Santos é nosso Santificador; porque habita em nosso coração e, nos convence da justiça, do pecado e do juízo.
Assim, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três pessoas que têm cooperado desde a eternidade , distintas conforme os atributos próprios de cada Pessoa, oferecendo sempre o bem para a humanidade.

As palavras de Jesus em Mateus 28:19 colocam os três na mesma categoria: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo".

Serva de Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário