Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.(1 Timóteo 2:5)
ATENÇÃO:
A RÁDIO ESTÁ EM MANUTENÇÃO!

RÁDIO RIOS DE ÁGUA VIVA

6 de março de 2011

Inimigos íntimos

Com a colaboração e a graça do Espírito Santo de Deus, quero tratar de um assunto muito relevante e, paradoxalmente, esquecido de todos nós, crentes em Cristo Jesus, os quais nomeei de: Inimigos Íntimos.
Por que inimigos íntimos? Porque estão dentro de nós. São os nossos sentimentos, os quais muitas das vezes nos conduzem em atitudes totalmente reprovadas pelo Senhor Deus; porque estamos agindo sob a emoção e deixamos de fazer o que é certo, para fazermos aquilo o qual gostamos.
Quando conseguimos realizar o que nos pede a razão e não o que nos pede o coração, porque “Enganoso é o coração mais do que todas as coisas, e perverso, quem o conhecerá?” (Jer.17:9) subimos um degrau no nosso crescimento espiritual (Os 6:3)

Como controlar a emoção e agir com a razão? “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus (Filipenses 4:7).

Ao equilibrarmos as nossas emoções com a razão, sempre conseguiremos fazer o que deve ser feito.

Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei onde quer que fores.Mas Jesus lhe respondeu:As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninho;mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu:Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos.Tu, porém, vai e prega o reino de Deus. Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa. Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que tendo a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus(Lucas 9:57-62). O Senhor Jesus nos ensina que no Reino Dele a emoção deve dar lugar a razão.
Quando o Deus Pai decidiu nos religar a Ele, usando o Seu Único Filho, Unigênito, Jesus Cristo, em sacrifício lá na cruz do Calvário, não foi a emoção que O moveu, e, sim, a razão; porque estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo(pela graça sois salvos) e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus”.(Efésios 2:6,7). E mais, éramos inimigos de Deus por causa dos nossos pecados.(Rom.5:10)

Amado, peça ao Espírito Santo de Deus para te mostrar qual é o seu inimigo íntimo e o destrua, pois essa tarefa é nossa; não de Deus! Porque assim está escrito: “O Deus eterno te seja por habitação, e por baixo de ti estejam os braços eternos; e ele lance o inimigo de diante de ti e diga: Destrói-o”. (Deut.33:27)


Quais seriam os seus inimigos íntimos?

- O desânimo ?
Esse inimigo é terrível e se você não percebê-lo, ele acaba com a obra de Deus em sua vida. Ele chega sorrateiramente: Um dia você não vai para a igreja porque chega cansado do trabalho; no outro, precisa trabalhar até tarde; ou surge um compromisso inadiável o qual não pode faltar. Amado, congregar é ordem de Deus! (Sl 50:5;Is. 43:9;45:20;Mq. 4:6;Hb.10:25) Leia o estudo "O desânimo faz cessar a obra na casa de Deus"
Jesus veio, também, para fundar a Sua Igreja; sendo Ele mesmo a cabeça, e, nós, o corpo (Mateus 16:18; Efésios 4:15,16; Colossences 1:18). E é claro que o corpo não pode ficar longe da cabeça. “Congregai os meus santos, os que comigo fizeram aliança por meio de sacrifícios”. (Salmo 50:5)
Na igreja, aprendemos mais de Deus e a Sua presença se faz manifesta para tratar conosco, como Sua Igreja (Ap. 1:11-13).
Não deixe que o desânimo tome posse de ti, como fez com o rei Davi, por ocasião da morte de seu filho Absalão. Ele ficou desanimado e conseguiu desanimar todo o povo de Israel (2 Sam.19:1-10).
E a leitura, como está a sua leitura bíblica? Você tem se dedicado ao exame das Escrituras? João 5:19. Sem conhecimento da Palavra você não conhece Deus e nem o Seu poder; não é liberto; não é restaurado e nem desfaz as obras de Satanás; porque ela é a Espada do Espírito Santo e sem ela você é vencido pelo Inimigo de nossas almas: Satanás (Mateus 24:35;João 1:1-3; 1Coríntios 1:18; Efésios 6:17; Hebreus 4:12).
Peça ao Senhor, como fez Habacuque: ”Aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica”(Hb 3:2b)

- Ou um membro da família? Sim, pode ser um membro da família. Quem não convive com um pai, mãe, irmão, filho, ou até mesmo um cônjuge que não é crente em Jesus Cristo?
Disse Jesus: “Assim, os inimigos  do homem serão os da sua própria casa.Quem ama o pai ou mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim” (Mt 10:36-37).
Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe. E alguém lhe disse: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar-te. Porém ele respondeu ao que trouxera o aviso: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E, estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe Mt 12:46-50).

- A inveja?

A inveja é um sentimento horroroso e destrutivo. Vejamos:

  • Isaque foi invejado pelos filisteus. Os filisteus invejando a riqueza de Isaque, então, todos os poços que Abraão havia cavado eles entulharam de terra (Gen 26:13-15);
  • José, invejado pelos seus irmãos foi separado, prematuramente, de seu pai e passou vários anos na prisão. (Gen 37:11;41:46; Atos 7:9);
  • Davi foi invejado por Saul e esse sentimento foi o seu grande e terrível inimigo, que o destruiu, lançando-se na própria espada. (I Sam.18:7-8; 31:4);
  • Daniel – Dn 6:1-28;
  • Jesus, o Único Salvador do mundo (Atos 4:12;ITim.2:5), também, foi muito invejado(Mt 27:18;Mc 15:10)
  • Os apóstolos, inclusive Paulo, foram presos, perseguidos e surrados, também, por causa de inveja (Atos 4:17-18;13:45;17:5).

- Será a falta de perdão?

 Leia em Gen.50:14-21 o perdão de José a seus irmãos. Jesus nos ensina que para sermos perdoados por Deus, também, devemos perdoar (Mt 6:12; 18:21-33.
Sem perdão as nossas orações não são atendidas por Deus (Mc 11:25-26);
Sem perdão Deus nos entregará aos atormentadores até que paguemos toda a dívida
(Mt 18:34-35).

- A timidez, a covardia?

Assim está escrito na Palavra de Deus: “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte”. (Ap 21:8)
Irmãos, Deus quer contar conosco! “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2Tim.1:7).

Sejamos, pois, ousados para fazer a obra do Senhor!

O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas- novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados (Is 61:1). Amém?

Sejamos, pois,  abençoados com a Santa e Bendita Palavra de Deus.


Serva de Cristo


Nenhum comentário:

Postar um comentário