Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.(1 Timóteo 2:5)

RÁDIO RIOS DE ÁGUA VIVA

9 de março de 2011

Fidelidade

Cada qual entre os homens apregoa a sua bondade, mas o homem fiel, quem o achará?” (Prov.20:6)

Hum... Ser fiel. Você já parou para pensar se está sendo fiel para com Deus? Como anda a sua fidelidade para o Autor e Consumador de sua fé – Jesus Cristo? (Hb 12:2)

Interessante observarmos como apregoamos a fidelidade de Deus; não é raro vermos faixas coladas nos vidros dos carros com a seguinte frase: ”Deus é fiel!”.
Quando vejo isso, eu me pergunto: E eu, Deus, sou fiel a ti?
“Sim, porque Deus, verdadeiramente, é fiel:” Se formos infiéis, Ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo “(2Tim.2:13)

O que é ser fiel? Ser fiel é ser leal; ser firme; ser exato; ser probo.
Somos assim para com Deus? Praticamos a lealdade, a firmeza, a exatidão e a probidade no Seu reino? Ou nos esquecemos que fomos chamados para fora desse mundo que jaz no Maligno (I João 5:19)? Que somos o sal da terra e luz do mundo e que Jesus quer que a nossa luz brilhe diante dos homens, para que vejam as nossas boas obras e glorifiquem o nosso Pai que está nos céus (Mt 5:13-16)?

- Ser leal – a lealdade não pode ser exercitada apenas quando tudo nos vai bem, principalmente, aos nossos olhos e não aos olhos de Deus. Está escrito: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR.” (Is 55:8)

Jô, no meio daquela grande e terrível prova adorava e exaltava ao Senhor.
No capítulo primeiro quando lhe foi anunciado as suas perdas, ele lança-se em terra, adora e diz: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!”
Disse mais: ”Porque eu sei que o meu Redentor vive e por mim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus.” (Jó 19:25-26). “Ainda que Ele me mate, Nele esperarei” (Jó 13:15).

Expressões proferidas de quem é leal em sua fé no Deus Vivo.

“O justo viverá da fé, e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele”.(Hb 10:38)

Quem é leal, tem fé e quem tem fé, confia. Sejamos, pois, leais!

- Ser firme – a firmeza que todo crente tem de ter é a revelada na Bíblia. Firme na Rocha que é Cristo Jesus; o Verbo que se fez carne e habitou entre nós (João 1:14

  A nossa firmeza tem de vir de Deus.

Não devemos nos gloriar em nós mesmos, pensando que conseguimos algo por nossos próprios méritos. “Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR, que faço beneficiência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR”. (Jer.9:23-24)

- Ser exato - a exatidão nos é cobrada pelo Senhor Jesus até em nossas palavras. “Senão, vejamos:” Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.” (Mt 5:37)
Temos de ser respeitadas, também, por nossas palavras. Quantas pessoas que se comprometem a fazer determinada coisa dão à sua palavra que assim procederão, mais depois, analisando mais profundamente a situação e vendo que podem ser prejudicadas voltam atrás? Mas a Palavra nos ensina que como cidadãos do céu, “aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda”. (Sl 15:4c).

- Ser probo é ter o caráter íntegro; justo; reto; honrado.
Quem se atreverá diante do Deus Todo-Poderoso, dizer que é probo, justo?
Ninguém é justo por si mesmo. É Deus quem nos justifica pela fé no Sangue do Cordeiro e na Palavra do Testemunho (João 15:3;Rom.5:1-11).

Se andarmos pela Palavra, que é perfeita, podemos alcançar um caráter íntegro, justo, reto e honrado.

Deus disse para Abraão: “Anda na minha presença e sê perfeito” (Gen 17:1c)
Como Abraão andou na presença de Deus? Praticando a Sua Palavra. Deus o considerou como sendo Seu amigo (Is 41:8)

Jesus nos manda sermos perfeitos no amor ao próximo lá em Mt.5:48” Portanto, sede vós perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celeste”. E esse é o segundo maior mandamento dado pelo Senhor Jesus (Mc 12:30-31)

No capitulo primeiro da epístola de Tiago, ele escreve que “a provação produz perseverança e a completa perseverança nos torna perfeitos e íntegros”.

Amados, a fidelidade faz parte do fruto do Espírito Santo. E Deus quer fazer com o Seu povo uma aliança de fiéis misericórdias, sendo Jesus o Mediador da Nova Aliança! (Gal. 5:22; Is 55:3;Hb 12:24).

Sejamos, pois, como Moisés, fiel em toda a casa do SENHOR (Num 12:7).

Amigo de Deus como Abraão (Is 41:8).

E naquele grande Dia possamos ouvir do Senhor Jesus Cristo: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor”. (Mt 25:21);  

...Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Ap 2:10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário