Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.(1 Timóteo 2:5)

RÁDIO RIOS DE ÁGUA VIVA

30 de dezembro de 2010

O que é a Sagrada Escritura?

A Bíblia, também conhecida como Escrituras ou Sagradas Escritura (Mateus 21:42), Palavra de Deus (Marcos 7:13;Hebreus 4:13;Hebreus 4:12), Livro do Senhor (Isaías 34:16), Lei de Deus (Rom.3:21; Sal 1:1-2; Josué 1:8-9) , é o conjunto dos 66 livros escritos por inspiração divina, pelos quais Deus Se revela a Si mesmo e nos dá a conhecer o mistério de Seu amor, justiça e juízo; sendo ELE, o próprio Autor.
         Nenhum ser humano poderia ser autor de semelhante obra que até os céus nos faz conhecer. A Bíblia registra coisas que são anteriores a criação do mundo e do homem, e anuncia tudo e o que há de acontecer até o fim do mundo.
         Na Bíblia encontramos tudo o que precisamos tanto para a vida material como espiritual.Vejamos alguns exemplos e textos que provam que a Bíblia é a Palavra de Deus, e que Deus é o seu autor, porque permanece no céu.(Sal.119:89).
         Em Isaias 53 está descrito a vida de Jesus, sua morte por nós e até o tipo de sua sepultura. Ensina que foram os pecados dos que crêem que crucificaram a Jesus na cruz e que Ele os carregou sobre Si. O nascimento de Jesus através de uma virgem, gerado pelo Espírito Santo está em Isaias 7:14. Nos Salmos 22 registra a crucificação de Jesus descrevendo todos os detalhes daquela cena. Os versos 16 e 18 dizem:”traspassaram-me as mãos e os pés, repartem entre si as minhas vestes e lançam sortes sobre a minha túnica” Tudo isto ensina que Deus inspirou os profetas a escreverem estas coisas.
           A Inspiração Divina é o que caracteriza e essencialmente distingue a Bíblia de todos os outros livros humanos.
                  A Bíblia foi escrita por cerca de 40 pessoas inspiradas por Deus, das mais diferentes classes sociais. Desde boiadeiro como Amós, até a estadista como Daniel e reis como Davi e Salomão.
  Divide-se em duas grandes partes:

  ANTIGO TESTAMENTO, composto de 39 livros, que contém a revelação feita por Deus da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo ao mundo; A promessa da vinda do salvador.

  NOVO TESTAMENTO que contém a revelação feita diretamente por Jesus Cristo, sendo Ele, o próprio salvador. Promessa cumprida através da pessoa do Senhor Jesus Cristo.

  História Literária da Sagrada Escritura
           A formação da Sagrada Escritura foi lenta e muito complicada. A maior parte dos livros contidos na Bíblia é obra de muitas mãos e a composição de alguns deles durou séculos. Assim, o Pentateuco que lema o cunho de Moisés só conheceu a forma definitiva muitos séculos depois da sua morte (séc.V a.C.); a literatura profética que começou com Amós e Oséias(séc.VIII A.C) e terminou com Joel e Zacarias (séc.IV a C.; os livros históricos que contém tradições do séc.XII a C escreveram-se aproximadamente pelo século I; e a literatura sapiencial que começou com Salomão (séc.X A C ),só no séc..V a C recebeu a forma definitiva.
 Os Livros da Bíblia
           Os livros tanto de um como de outro Testamento agrupam-se em três categorias: históricos, didáticos e proféticos, conforme o gênero literário que neles predomina
.          
ANTIGO TESTAMENTO

a)     Livros Históricos
        
 O Pentateuco®Os primeiros cinco livros do Antigo Testamento atribuídos a Moisés; Gênesis - conta a origem do mundo e do povo hebreu; Êxodo - história  da saída do povo hebreu do Egito; Levítico – cujo assunto principal é a criação  de leis, estatutos e mandamentos de Deus para o Seu povo;Números – história do povo eleito desde a legislação até à entrada na Transjordânia; Deuteronômio – repetição da Lei com exortações à fidelidade para corresponder aos benefícios de Deus.
         Josué - história da entrada na terra prometida
         Juízes  - narração do governo do povo de Israel desde a morte de Josué até Samuel, com o fim de mostrar a justiça incorruptível de Deus.
         Rute - encantadora prova de misericórdia divina (época dos juizes)
        Livros dos Reis - conhecidos entre os judeus por I e II Livro de Samuel; I e II Livros dos Reis, historiam o governo de Israel pelos reis da casa de Davi e são completados pelos dois livros de Crônicas.
         Esdras e Neemias - contam a restauração de Israel após o cativeiro de Babilônia.
         Ester - prova de que Deus vela pelos que Lhe pertencem

  b)     Livros Didáticos
         Jó - poema histórico, exemplo admirável de fé e heróica paciência.
         Livros dos Salmos - coleção de hinos sagrados, em grande parte da pena de David;
         Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos - Livros atribuídos a Salomão.

  c)     Livros Proféticos
          Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel - chamados “profetas maiores” pela extensão das suas obras.
      Oséias,Joel,Amós,Abadias,Jonas,Miquéias,Naum,Habacuque,Sofonias,Ageu,Zacarias e   Malaquias®conhecidos por” profetas menores” devido à brevidade das suas obras.
 

NOVO TESTAMENTO

a) Livros Históricos
                  Os Quatro Evangelhos - narram-nos a vida e ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo e são devidos às penas de Mateus, Marcos, Lucas e João;
  v      Atos dos Apóstolos®da autoria do evangelista Lucas, contam-nos os primeiros anos da pregação de Pedro e Paulo e a sua respectiva conversão.
  b) Livros Didáticos:
        Epístolas de Paulo - uma aos romanos, duas aos coríntios, uma aos gálatas, uma aos efésios, uma aos filipenses, uma aos colossenses, duas aos tessaloninces, duas a Timóteo, uma a Tito, uma a Filemon e a Epistola aos hebreus. 
  c)Livros Proféticos: 
       Apocalipse -  revelação dada a João, o apóstolo, no seu exílio na ilha de Patmos, do Senhor Jesus Cristo Ressurreto, em corpo glorioso, e de tudo que acontecerá a humanidade. Jesus permitirá o governo do anticristo por determinado tempo e com furor, julgará toda pessoa que não fez caso de Sua Palavra, não reconheceu o Seu Sacrifício e nem fez questão de viver conforme ele ensinou nos Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.
  A mensagem central da Bíblia e que é o assunto mais importante é revelar a pessoa de Jesus Cristo como o único que tem poder para salvar. Só Jesus salva, cura, liberta e batiza com o Espírito Santo.
 Finalmente, entendemos que a Bíblia revela Deus aos homens, revela como podemos ser salvos por Jesus Cristo e revela o homem a si mesmo, pois, só através da Bíblia, nos conhecemos verdadeiramente.
 
Bibliografia:
Bíblia Sagrada – Nova Edição Papal
O Novo Dicionário da Bíblia – J.D.Douglas
Serva de Cristo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário